Capitalismo

Ao longo do Componente, debatemos inúmeros textos e vídeos que abordam, de modo geral, a sociedade contemporânea. Senti a necessidade de abordar um tema especifico que esteve emaranhado em todos os outros temas trabalhados. O capitalismo. 



O sistema econômico fruto da decadência do feudalismo, nasceu em meados do Século XV – XVIII e tem como seu pilar a burguesia. Dividido em 3 fases: comercial (Século XV – XVIII), industrial (Século XVIII – XIX) 

 e financeiro (Século XX).  

 

Para além de apenas um sistema econômico, o capitalismo dita e interfere diretamente em aspectos políticos, sociais e econômicos, por isso, é impossível não falar do capitalismo quando discutimos sobre sociedade, cultura, mídia, etc... Pois, acredito eu, ele é o responsável por vários dos nossos problemas atuais.  

Não tem como imaginar um mundo justo, igualitário, quando temos como primórdios do nosso sistema econômico o lucro em cima do indivíduo, a exploração e subjugação de povos e culturas e a mercantilização. Valorizando mais a imagem em relação à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser, ideais da sociedade do espetáculo do Debord. 

Nos tornamos, aos poucos, consumidor e produto. Nos vendemos para podermos comprar, consumir e sobreviver.  

Referência

Comentários