NORBERT, Elias. A Sociedade dos Indivíduos & BAUMAN, Zygmunt "Comunidade: A busca por segurança no mundo atual"



 Na segunda aula do CC Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade, discutimos sobre o livro  de Norbert Elias "A sociedade dos indivíduos" (tópicos I e II).
Na discussão foram trabalhadas inúmeras concepções do que seria a sociedade e o que a compõe. Refletindo sobre a parte e o todo debatemos sobre algumas analogias que o autor faz como "a pedra e a casa", pois só conseguiremos entender a estrutura do todo ao pensarmos na função de cada parte, essa reflexão traz a tona a ideia de sociedade e a importância de cada individuo que a compõe.
Em paralelo, podemos refletir acerca do outro texto trabalhado no Componente Curricular do autor Zygmunt Bauman "Comunidade: a busca por segurança no mundo atual", refletindo sobre o que é comunidade em cima de dois valores: segurança e liberdade, ao mesmo tempo que são igualmente necessários também são conflitantes, criando um paradoxo de que ao nos inserirmos em uma comunidade perdemos, em suma, nossa autonomia e liberdade, e sairmos da comunidade perdemos nossa segurança e estabilidade.
Segundo o autor "segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é o caos". 
Outra frase de Bauman que eu acredito ser importante ressaltar é "A autonomia do indivíduo não sustenta uma autonomia mais longa da sociedade como um todo", que só elucida a ideia de que não conseguimos, no modelo atual de comunidade exercer nossa completa autonomia. 

Outra ideia do texto de Bauman, trata-se do "anjo da história" o qual se movimenta com as costas voltadas para o futuro e com os olhos postos no passado, que traz em seu fundamento uma espécie de explicação para as repetições das maiores atrocidades humanas.
Infelizmente estamos fadados, enquanto sociedade, a repetir os nossos mesmos erros antigos, pois não aprendemos com eles. 

"A história não é uma linha reta nem um processo cumulativo, como a célebre visão progressista gostaria que acreditássemos.", conforme interpretação de Bauman.

Em suma, os dois textos trazem reflexões mais do que necessárias acerca da sociedade e o que são de fato as comunidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas